Caso Royal: Tripoli se manifesta sobre denúncias de maus-tratos em São Roque

(Brasília, 18 de outubro de 2013) – Coordenador de Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, o Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) se manifestou nesta sexta-feira sobre denúncias de maus-tratos envolvendo o Instituto Royal, situado em São Roque (SP), a 59 km de São Paulo.

INVASÃO E RESGATE

Dezenas de ativistas derrubaram um portão e invadiram, por volta das 2h desta sexta-feira (18), o laboratório do instituto. Eles levaram em carros próprios dezenas de animais que estavam no complexo, segundo a Guarda Municipal da cidade e a Polícia Militar, motivados pelas suspeitas de que os bichos sofriam maus-tratos no local.

De acordo com os manifestantes, o instituto é acusado de maltratar cães da raça beagle usados em pesquisas e testes de produtos cosméticos e farmacêuticos, além de usar no trabalho também coelhos e ratos. Segundo os ativistas, uma denúncia anônima havia alertado que os cães estariam sendo sacrificados com métodos cruéis e que os corpos estariam sendo ocultados em um porão.

INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO

Em 2012, após receber denúncia contra o Instituto Royal, o Ministério Público de São Roque abriu uma investigação, ainda inconclusa. Desde então, o deputado federal Ricardo Tripoli acompanha o caso que está sob a responsabilidade do promotor Wilson Velasco Júnior.

Saiba mais:

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/10/ativistas-invadem-e-levam-caes-de-laboratorio-suspeito-de-maus-tratos.html

Assista o víedo:

http://www.youtube.com/watch?v=sZpW76jzpUw&feature=c4-overview&list=UUqQCXrVTrJZoOD2Yfw7SP8Q

Fonte: Assessoria do deputado com informações do G1.

Foto: Danilo Verpa – 17.ago.12/Folhapress

Deixe um comentário